Nutrição Energética
Os Daoístas desde há milhares de anos que sabem que o Ser Humano é uma manifestação do planeta que habita, das suas condições atmosféricas, do solo e do ar que o nutre, das mudanças do Sol e da Lua, das estações e mudanças, dos fatores climatéricos e geográficos, dos costumes e atividades inerentes ao legado hereditário e das normas sociais….
“O microcosmo é um reflexo do macrocosmo”
Clássico dos fundamentos Daoistas

Desta forma o ser humano é nutrido não somente pelo que come e bebe, mas também pelo que consome pelos demais órgãos dos sentidos. Na dietoterapia energética é tão importante a componente nutricional como a natureza e energias dos alimentos, suas proveniências, características, cores e sabores, modos de acondicionamento, transporte e confeção.
Tem mais lógica confecionar os alimentos no forno durante o inverno quando há mais falta de calor, menos horas de exposição solar e é imperativo aquecer o organismo e suas funções corporais. É mais harmonioso comer mais alimentos crus durante os meses estivais devido á maior necessidade de hidratação e de enfrentar as altas temperaturas. Um picante sempre terá o efeito de aquecer quem o consumir. Um gelado sempre criará um choque térmico ao permanecer no estomago, pois é um dos órgãos internos que mais calor necessita para funcionar em pleno.
“Que o teu alimento seja o teu principal medicamento”
Hipócrates 460 a.c – 377 a.c.
Seguindo a Medicina Chinesa, prescrevemos o aconselhamento nutricional energético com o objetivo de equilibrar o tipo de constituição corporal e as características Yin e Yang do paciente. Dessa maneira equilibramos o seu estado físico, emocional e mental, através das:
- Energias e Sabores dos Alimentos
- Movimentos e Ações dos Alimentos
- Nível de Hidratação e Ph dos Alimentos
Aconselhamos uma alimentação personalizada e coerente com a constituição corporal, com as atividades diária e com o objetivo de equilibrar as funções energéticas do paciente. Na qual predominam os produtos da estação e região onde se habita, as refeições devem alimentar a cada refeição deve respeitar as combinações de alimentos, suas naturezas e cores equilibradas, os pratos devem conter os cinco sabores. Como resultado, a nutrição, geração e eliminação de tecidos e líquidos orgânicos será mais ácida ou alcalina consoante o equilíbrio do ph predominante.
Último, mas não menos importante, a refeição deve acontecer num ambiente calmo e de preferência acompanhada por pessoas e conversas propensas ao estado salutar.
Alimentação Daoista

O Yin-Yang da alimentação Daoista é o equilíbrio Ácido-Base das aulas de química. E os estudos modernos comprovam que a longevidade dos povos que comem mais natural, local e sazonal se deve maioritariamente á alimentação diária.
A alimentação ideal não é “coma um pouco de tudo”. Os buffets e self-services são um oásis para glutões e um beco sem saída para as ânsias. Maus hábitos com um preço elevado. Os hábitos alimentares transmitidos culturalmente, a comida artificial de baixo valor nutricional publicitada nos écrans e o engano da comida barata e acessível á distância de um clique; está longe de ser a ideal para ti…
“os animais domésticos dos nossos avós comiam melhor do que nós na atualidade”
Prof. Américo Filipe
A Medicina Clássica Chinesa chama de tabus ás incompatibilidades entre os alimentos que, infelizmente, insistimos em juntar e combinar erroneamente nas nossas refeições. Alguns exemplos disso são, por exemplo:
- Beber sumo de laranja á refeição
- Beber leite animal comendo bolachas
- Comer melão com presunto
Os citrinos possuem um Ph extremamente ácido que passa a alcalino pela ação funcional do organismo. Ingeri-los com outros alimentos confunde o organismo na tentativa de harmonizar as substâncias segregadas aquando a digestão.
As bolachas e outros alimentos á base de farinha são hidratos de carbono. Estes começam a ser digeridos imediatamente que entram em contato com a saliva durante a mastigação. Já o leite é composto principalmente por proteína. Quando este último terminar de ser digerido pelo estômago, os hidratos já terão fermentado e se decomposto.
O melão é composto essencialmente por água e sais minerais e passa diretamente pelo estômago para ser digerido e absorvido nos intestinos. Quando ingerido com presunto terá de esperar no estômago á espera de terminar a digestão. Como resultado provocará flatulência e terminará putrefacto.
Combinações simples e eficazes resultarão numa digestão, absorção e eliminação maximizadas. Menos gasto de energia orgânica e um maior ganho de energia e nutrientes. Comerás menos e estarás melhor nutrida, mais saciado e com um Ph equilibrado.
“Paciente que não cozinha para si, tem menos hipótese de livrar-se da doença”
Prof. Kazuo Kon